Home Esportes ARAXÁ ESPORTE CLUBE
PDF Imprimir E-mail

ARAXÁ ESPORTE CLUBE

 

Foi fundado em 1958, pelo Sr. Benjamim Assunção - o popular Beijo, coincidentemente, com as desativações do Najá e do Ipiranga.

 

Os primeiros treinamentos foram no Colégio Dom Bosco, e, logo após, no "Campo da Liga" - onde hoje é o Parque da Exposição.

 

Os meninos que frequentavam o conhecido Oratório Festivo, no Colégio Dom Bosco, serviram de base para a formação do "Time do Beijo" - logo registrado como Araxá Esporte Clube. Fizeram parte da formação do time: Bertinho, Cazuza, Hélio Pires, Antônio Sérgio, Alfredo, Rosalvino, José Gaspar, Juarez, Tarcísio, Robertinho, Véio, Guducho, Assis, Pedro Dois, Zorino, Cesário, Xavante, Bonina, Parreira, Raul, Goela, Cascavél, Helvécio , Paulinho, e muitos outros.

 

Após os "meninos", Beijo fez uma seleção entre os qua atuavam nos times amadores de Araxá e no futebol de salão, e aí surgiram: Marcelo Nolli, Pavão, Alaor, Oscar, Braiz, Ronaldo, Rosalvo, Negrinho, Tú, Nadir, Pedrinho, Xexé, Dico, Alcione, Wanderley, Rudi, Sãozinho, Fernando Carrera, Joel, Manoel, Toinho, Berreca, Pinho, Diafreu, Tarcisão, Paulinho Branco, Tizá, Balinha, Ziquita e outros.

 

Os treinadores que sucederam Beijo (que além de treinador era o dono, o roupeiro,..., era tudo!) foram: Geraldo Uberaba, Ari Jamati, Nélio Neves, Geraldo Alves, Hamilton Frade...

 

Beijo faleceu em São Paulo/SP. Pediu para que suas cinzas fossem jogadas sobre o gramado do Estádio Fausto Alvim. Seu pedido foi atendido por aquele que foi um de seus melhores craques: o nosso querido e saudoso Coquinho (o Álvaro Xaxá) que jogou no Atlético, no São Paulo, no Vasco da Gama.

 

O primeiro presidente do AEC foi o Sr. José Detone. Seguiram: Sr. José Pires, Sr. Djalma Rezende...

 

Fato marcante na vida do Araxá Esporte foi a contratação do popular Ganso, junto ao Patrocinense, no ano de 1966. Daí, que até hoje o nosso Araxá Esporte é conhecido como GANSO.

 

O primeiro campeonato mineiro, da segunda divisão, que o AEC participou, foi em 1965/1966, quando ficou com o vice-campeonato.

 

Ano seguinte, com gol do Ganso (de pênalti), o time treinado pelo Sr. Hamilton Frade, subiu para a divisão extra, coroando com as categorias de Agnaldo, Délcio, Cariri, Henrique, Helinho, Gutemberg, Jorje, Vitor, Heli, Domingão, Spencer, Nato, Germano, Braz, Hélio Silva, Índio, Edinho, Geraldino, Esmeraldo, Salton, Paulinho, Lôbo, Cláudio, Santos, Barsanulfo, Ferrinho, e outros de muitas outras formações.

 

Hoje, graças ao patrocínio da empresa CBMM, assistimos a formação básica para o novo Araxá Esporte, que esperamos não mais venha a se constituir às vésperas de campeonatos, e que prestigie os jogadores de Araxá.

 

 

 


 

Publicidades

Parceiros:
Banner

Galeria de Imagens

Cadastrar E-Mail


Nome:

Email:

Publicidades

Banner
Banner

Pesquisar no blog